Como utilizar o ChatGPT nos investimentos?

A inteligência artificial veio para mudar a forma de investir. Será que ela funciona? Aprende a usar o ChatGPT para melhorar o desempenho dos seus investimentos.

O uso da inteligência artificial nos investimentos

A popularização da inteligência artificial nos investimentos trouxe muitas expectativas no mercado financeiro e não demorou para que fossem feitos testes comparativos de investimentos utilizando inteligência artificial.

Recentemente foi publicada uma matéria afirmando que o ChatGPT pode escolher ações melhor do que fundos de investimento. A matéria abordava um experimento feito no Reino Unido, com duração de 8 semanas, comparando uma carteira com ações selecionadas pelo ChatGPT com alguns fundos de investimentos britânicos.

O desempenho da carteira criada por inteligência artificial também foi comparado com o índice S&P 500 nos Estados Unidos e o equivalente europeu Stoxx Euro 600.

Os resultados mostraram que a carteira montada pelo ChatGPT superou a maioria dos fundos e dos índices nos Estados Unidos e Europa. Baseado nesse resultado, surge uma questão importante: A inteligência artificial é capaz de selecionar ações melhor do que os gestores de fundos?

A resposta não é simples! 

É difícil imaginar que os grandes bancos que gerenciam fundos de investimento não façam uso de alguma ferramenta de inteligência artificial. Na verdade eles já fazem uso há muito tempo, porém de acesso restrito a essas instituições. O ChatGPT é apenas mais uma ferramenta de IA e certamente também é utilizada pelos grandes bancos.

Mobirise Website Builder

Um ponto importante que precisa ser lembrado é que os fundos de investimento tem obrigações com seus clientes, com seus cotistas. Então não é difícil que os fundos adotem uma abordagem mais conservadora, estabelecendo como objetivo principal não perder dinheiro.

Por ser uma carteira teórica, sem ter dinheiro investido na prática ou qualquer obrigações com pessoas reais, a carteira formada pelo ChatGPT pode ser mais arrojada.  

Os ativos foram selecionados pelo ChatGPT seguindo alguns critérios, incluindo a escolha de empresas com baixo nível de endividamento e histórico de crescimento. 

O que não foi dito pelo artigo é os dados das empresas estão atualizados até 2021. Ou seja, a carteira foi criada com base em dados distintos do atual e por alguma razão funcionou.

Outra questão é que nos fundos de investimento os ativos estão alocados com foco para o longo prazo e foram selecionados já há algum tempo. Então é difícil comparar uma carteira que existe há meses, eventualmente anos, com uma carteira criada em um momento aleatório.

Uma última consideração a ser feita é que comparar o desempenho de duas carteiras em um período curto, de 8 semanas, pode levar a conclusões equivocadas. É muito difícil ter consistência em prazos maiores, acima de 12 meses.

Ainda assim é o uso da inteligência artificial é bem-vinda nos investimentos. O uso do ChatGPT e outras inteligências artificiais nos investimentos pode ser útil para obter informações, análises e insights relacionados a finanças e investimentos. Ele pode por exemplo apontar quais os desafios de determinado setor ou informações específicas de determinada empresa.


"Com a inteligência artificial, estamos criando algo que nunca existiu antes. " (Sundar Pichai, CEO da Google)

Prompts de Comando

O ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial pode servir para gerar conhecimentos sobre investimento, de diversas formas, como por exemplo para obter informações, análises e insights relacionados a finanças e investimentos. E essa é uma importante ferramenta de educação financeira.

Além disso, o ChatGPT pode ser utilizado de maneira mais objetiva para gerações informações sobre o mercado, empresas e estratégias de investimento. Veja estes prompts de comando para o ChatGPT:

Sobre Educação Financeira
Prompt: Qual a diferença entre fundos imobiliários e REITs (Real Estate Investment Trusts)? Onde é melhor investir?

Sobre investimentos
Prompt: Analisando o desempenho histórico da empresa Petrobras, (PETR4), avalie as perspectivas futuras e os riscos associados?

Sobre Diversificação da Carteira
Prompt: Qual a combinação ideal de ativos (ações, renda fixa, FIIs, ETFs, REITs e criptomoedas) para um investidor arrojado? 

Sobre Estratégias de Investimento
Prompt: Explique as estratégias de investimento (buy and hold, value investing, growth investing e dividend investing).

Análise de Risco
Prompt: Faça uma análise risco, incluindo a avaliação de riscos macroeconômicos e específicos do setor de mineração.

Previsões de Mercado
Prompt: Quais são as perspectivas de curto e longo prazo sobre os mercados financeiros e economia global?

Avaliação de Empresas
Prompt: Como eu avalio a Petrobras (PETR4) por meio análise fundamentalista? Cite os indicadores que devo analisar.

Planejamento Financeiro
Prompt: Como devo investir para alcançar a liberdade financeira em 15 anos?


São muitas as possibilidades, mas como você vai perceber em muitas ocasiões são respostas abrangentes. Usar o ChatGPT em seu favor pode ser um grande aliado aos seus investimentos, mas para isso é preciso que você tenha conhecimentos básicos sobre o que perguntar e como interpretar a resposta.

Ainda assim, é importante lembrar que o ChatGPT tem limitações.

As limitações da Inteligência Artificial

O ChatGPT, assim como qualquer modelo de linguagem baseado em inteligência artificial, tem várias limitações quando se trata de utilizar informações financeiras e tomar decisões de investimento.

Informação vale ouro no mundo dos investimentos! O ChatGPT, em sua versão atual, tem uma base de dados desatualizada, com informações limitadas até setembro de 2021. 

Desta forma, ele não tem a capacidade de fornecer informações sobre eventos de mercado, notícias financeiras ou alterações recentes em empresas, o que é crucial para a tomada de decisões de investimento. E em decorrência disso, o ChatGPT não tem acesso a dados em tempo real, como preços de ações, taxas de juros atuais, câmbio, etc. 

Só para ter uma ideia, as ações de algumas empresas, como a Magazine Luiza (MGLU3) caíram mais de 90% entre setembro de 2021 e outubro de 2023. Então qualquer informação dessa empresa que o ChatGPT fornecer vai estar possivelmente desatualizada ou enviesada.

E devido a essas limitações, ele não é adequado para ações de curto prazo ou negociações de alta frequência. Isso chama atenção para outro problema. 

A inteligência artificial utilizada dados históricos para gerar algoritmos que vão ser usados nos modelos de IA. Então os dados usados para a construção e calibragem da inteligência artificial podem ter vieses do período histórico utilizado para construção do modelo. Como consequência, ela não têm a capacidade de prever eventos financeiros futuros com precisão.

Outro ponto a ser considerado é que o ChatGPT fornece informações de maneira imparcial e não pode levar em consideração as preferências pessoais ou objetivos específicos de cada investidor. Isso ocorre porque a estratégia de investimento é algo muito pessoal e depende dos objetivos, do perfil e tolerância ao risco do investidor

O ChatGPT responde com base no contexto da pergunta, mas ele pode não entender totalmente o contexto financeiro do que foi perguntado, levando a respostas imprecisas ou inconsistentes. Por isso a precisão e a riqueza de detalhes das perguntas pode alterar as respostas que vão ser dadas.

Portanto, ao usar o ChatGPT ou qualquer outra ferramenta de IA para questões de investimento, é essencial considerar suas limitações e complementar as informações com aconselhamento de profissionais financeiros qualificados.

A IA pode ser uma ferramenta útil para a pesquisa e a obtenção de informações gerais, mas a tomada de decisões de investimento deve ser feita com base em análises rigorosas e em uma compreensão profunda de seus próprios objetivos e circunstâncias financeiras.



© Copyright 2023 Prime Investing. All Rights Reserved.

Best AI Website Creator