Como evitar golpes e pirâmides financeiras?

Quem nunca foi seduzido por promessas de retornos rápidos e ganhos extraordinários? Será que dá para confiar? "O golpe está aí, cai quem quer"!

'O golpe está aí, cai quem quer'!

Tem uma frase de autoria desconhecida que é dura, mas que precisa ser dita (especialmente quando se trata de dinheiro): "Todos os dias saem de casa um malandro e um 'otário'. Se eles se encontram, sai negócio". Sim, essa frase é dura, e quase todos nós já fomos alvo de alguém mal-intencionado querendo nosso dinheiro suado.

Mas vamos precisamos encarar alguns fatos. Quem busca freneticamente o dinheiro reforça a ganância e a ambição e altera os vieses de comportamento, ficando sujeito a cometer erros e aceitar promessas de enriquecimento rápido. Não são poucos os exemplos dos efeitos da ambição e ganância em nosso comportamento.

Nos últimos anos temos visto inúmeras propagandas no Brasil de “vendedores de sonhos”, como de uma moça que “aos 22 anos já tinha acumulado mais de R$ 1 milhão” no mercado financeiro ou de um outro rapaz que exibia um Porsche e fazia "operações de day trade para pagar seus gastos em padarias e restaurantes". 

Nem é necessário dizer que são propagandas que faltam com a verdade, para não dizer que são propagandas enganosas! Pior do que as propagandas enganosas são as pirâmides financeiras, também conhecidos como "esquema Ponzi".

Pirâmides Financeiras (Esquema Ponzi)