Afinal de contas, é bom ter ambição?

Muita gente acredita que ambição e ganância são a mesma coisa. Entenda as diferenças desses dois conceitos e os impactos nos investimentos.

O que está por trás da ganância e ambição?

Ambição e ganância são termos frequentemente associados ao desejo de prosperar na vida, mas é essencial destacar as diferenças significativas entre eles.

Você já se perguntou sobre a distinção entre 'ganância' e 'ambição' no contexto das finanças e dos investimentos? À primeira vista, essas duas palavras podem parecer similares, no entanto, suas implicações podem conduzir a resultados completamente distintos.

No entanto, antes de explorarmos essas diferenças com mais detalhes, é fundamental compreender como esses conceitos se relacionam com o dinheiro e os investimentos.

Indiscutivelmente, o dinheiro é um facilitador significativo em nossas vidas, trazendo consigo uma série de benefícios diretos e indiretos. Robert Kiyosaki, autor do livro "Pai Rico, Pai Pobre," enfatiza a importância do dinheiro ao afirmar que "o dinheiro não é a coisa mais importante do mundo, mas afeta tudo o que é importante".

De fato, o dinheiro tem o poder de proporcionar-nos maior liberdade, tempo, saúde, segurança e tranquilidade. Além disso, ele viabiliza a realização de diversos sonhos, inclusive aqueles relacionados ao consumo, que naturalmente podem custar muito caro.

Muitos dos nossos sonhos envolvem dinheiro: comprar uma casa ou um carro novo, viajar pelo mundo, ter uma vida social mais agitada ou mesmo ajudar outras pessoas a realizarem seus sonhos.

Mobirise Website Builder

Esse 'universo de possibilidades' e os inúmeros benefícios que o dinheiro pode proporcionar explicam por que tantas pessoas estão em busca da riqueza, desejando, se possível, acumular fortunas.

Sempre que conseguimos economizar dinheiro e concretizar um sonho, quase que instantaneamente começamos a idealizar outros desejos de consumo ou metas.

Essa inclinação faz parte da nossa natureza, pois, como diz o ditado, 'nunca estamos completamente satisfeitos', 

Essa inclinação faz parte da nossa natureza, como a famosa canção dos Rolling Stones, 'I Can't Get No Satisfaction' (traduzido por 'Eu não consigo ficar satisfeito'), sugere de maneira tão marcante. 

A música fala sobre a dificuldade de encontrar satisfação em várias áreas da vida, incluindo relações pessoais e sociedade de consumo, refletindo a ideia de que as pessoas muitas vezes buscam algo a mais por nunca estarem completamente satisfeitas.

Isso é intrínseco à condição humana. Isso ajuda inclusive a compreender os fatores que motivam nossa busca por dinheiro e pela acumulação de riqueza.

É fundamental lembrar que, em nossa busca por prosperidade financeira, devemos estar cientes dos conceitos de ganância e ambição, pois eles podem influenciar nossas escolhas e comportamentos de maneiras significativas. O que diferencia a ganância da ambição é a maneira como encaramos essa busca.

A questão é que para muita gente não há limites nessa busca incessante por riqueza. E é justamente aqui que ganância e ambição se diferenciam.

O que é ganância?

A ganância refere-se a um desejo insaciável por riqueza, poder, status ou outros bens materiais. É o desejo insaciável por mais, independentemente das consequências ou dos meios utilizados para alcançar esse objetivo.

Por essa razão, a ganância pode ser vista como uma busca egoísta e descontrolada por acumular mais do que o necessário, muitas vezes à custa de outras pessoas ou de princípios éticos e pode levar a comportamentos prejudiciais ou antiéticos, como a exploração, a corrupção e a busca pelo lucro, independentemente das consequências.

A ganância pode nos conduzir a caminhos financeiros perigosos, muitas vezes construídos com promessas tentadoras e enganosas conhecidas como o "canto da sereia". Esse tipo de promessa costuma atrair os investidores mais desavisados para esquemas fraudulentos, resultando em perdas financeiras devastadoras.

A ganância ainda pode levar o investidor a tomar decisões impulsivas, baseadas em emoções e não em análises sólidas, fazendo com que ele assuma riscos muito além do seu perfil, geralmente concentrando seus investimentos e se expondo a riscos desnecessários.

Um dos principais desafios enfrentados por aqueles motivados pela ganância é a ausência de limites em seus desejos. Mesmo quando já desfrutem de riqueza suficiente para uma vida confortável, continuam em busca de mais, sem um limite definido. Esse comportamento pode ser um problema, pois a ausência de limites pode comprometer a qualidade de vida e o tempo das pessoas.

Essa falta de limites pode levar essas pessoas a cometerem erros graves ao assumirem riscos excessivos. 


Se seu único objetivo na vida é ser rico, você nunca o alcançará. (John Davison Rockefeller) 

O que é ambição?

A ambição refere-se a um desejo legítimo de alcançar metas e objetivos pessoais ou profissionais, um desejo de prosperar, mas de maneira mais equilibrada e consciente.

Pode envolver o desejo de sucesso, crescimento pessoal e profissional, realização e contribuição positiva para a sociedade, dentro de limites éticos e com consideração pelas implicações de nossas ações. Por essas razões, a ambição geralmente está alinhada com o desenvolvimento pessoal e a melhoria de habilidades e conhecimentos.

Embora a ambição também possa levar a uma busca por riqueza ou poder, ela é caracterizada por um equilíbrio entre a busca de objetivos e a consideração pelas consequências de suas ações sobre os outros.

Quando bem direcionada, a ambição pode impulsionar nosso sucesso financeiro. Ela nos ajuda a definir metas financeiras claras e sustentáveis, alinhadas com nossos valores e objetivos de vida. Isso sem contar que também nos motiva a manter a disciplina financeira, economizar e investir consistentemente ao longo do tempo.

Angela Merkel, uma das líderes políticas mais influentes do século XXI, destacou com sabedoria que 'Não há nada errado em ser ambicioso.' Essa afirmação ressoa com a ideia de que a ambição, quando equilibrada e orientada para objetivos nobres, pode ser uma força positiva em nossas vidas.

A ambição nos impulsiona a buscar crescimento pessoal, a superar desafios e a contribuir para o progresso da sociedade. Ela é um motor que nos leva a sonhar, a criar e a inovar, impulsionando o avanço em várias esferas da vida, desde a carreira até a busca por soluções para questões globais.

No entanto, é crucial lembrar que a ambição deve estar alinhada com valores éticos e morais, evitando a armadilha da ganância desenfreada. Quando cultivada de forma responsável, a ambição pode ser um impulso para a realização do bem comum, capacitando as pessoas a alcançar grandes feitos e a melhorar a si mesmas e ao mundo ao seu redor.


Não há nada errado em ser ambicioso.” (Angela Merkel)

A força que transforma o mundo

A ambição e a força de vontade movem as pessoas e transformam o mundo. A ambição sem um propósito, sim, é um problema!

É importante dizer que nem sempre a ambição ou motivação das pessoas é pelo dinheiro. O dinheiro muitas vezes é consequência do esforço e motivação de alguns empreendedores! Eles simplesmente tinham um propósito.

Vamos pegar alguns casos, como por exemplo a Amazon, o Google, o WhatsApp, o Waze, o Facebook e o Instagram. Seus criadores ficaram milionários, mas o benefício gerado para milhões de pessoas não tem preço. O mundo ficou mais conectado, mas fácil e mais acessível.

Independente de quanto dinheiro você precise para realizar seus sonhos, querer ter dinheiro apenas pelo dinheiro é um grande erro! Até porque em algum momento a gente precisa tirar um tempo parar para aproveitar o que a gente conquistou.

Lembre-se, por mais dinheiro que a gente consiga acumular, a gente não consegue comprar o tempo (o nosso bem mais precioso).



© Copyright 2023 Prime Investing. All Rights Reserved.

AI Website Generator