Dá para ficar rico investindo na Bolsa?

O mercado financeiro parece ser o local ideal para geração de riqueza e construção do patrimônio. Mas será mesmo que é possível ficar rico com a Bolsa?

Quem quer ser milionário?

Muitos de nós já fantasiamos sobre uma realidade alternativa, repleta de luxo, prazer e comodidades, um cenário que poderia ser possível caso nossas vidas tivessem seguido outros rumos. 

Ter dinheiro sobrando pode ser um grande facilitador em nossas vidas. Afinal de contas, quem não gostaria se der milionário ou, ao menos, experimentar a sensação de vivenciar essa realidade? Cada um tem uma ideia própria sobre do que é ser milionário e qual quantia precisa ser acumulada para atingir esse patamar. 

O único senso comum é que para ser considerado milionário é necessário atingir a marca de R$ 1 milhão! Embora algumas pessoas alcancem esse valor com imóveis ou veículos, via de regra esse valor deve estar disponível para investimentos (para que alguém tecnicamente seja considerado milionário).

O termo “milionário” surgiu na França do século XVIII para descrever a situação financeira dos novos ricos da época, aqueles que tinham recursos para comprar 303 quilos de ouro na época (o equivalente a 1 milhão de libras francesas). Hoje esse valor corrigido seria cerca de U$ 16 milhões (dólares).

Apesar de menor em comparação com séculos atrás, um parâmetro mais aceito em termos globais atualmente é que para ser milionário é preciso atingir a marca de U$ 1 milhão (dólares).

Em 2022 foi publicado pelo Credit Suisse (UBS Group) um levantamento sobre riqueza no mundo, chamado de Global Wealth Report. Esse relatório revelou que 62,5 milhões de indivíduos no mundo haviam atingido esse patamar (1 milhão de dólares) ao final de 2021. 

No Brasil, o número de milionários identificados pelo relatório foi de 266 mil, sendo que é esperado que até 2026 esse número aumente para 572 mil. O relatório mais atualizado de 2023 apontou que esse número deve chegar a 788 mil em 2027. Nada mal, não é? São mais de 500 mil novos milionários nos próximos 5 anos!

O número de bilionários brasileiros já é bem mais modesto. Segundo a revista Forbes, apenas 51 brasileiros estão listados dentre as pessoas com mais de U$ 1 bilhão.

Mas vamos ao que interessa! Como fazer para entrar nesta lista de novos milionários? Dá para ficar rico investindo?

Mobirise Website Builder

Sim, é possível ficar rico investindo na bolsa de valores, inclusive é o habitat natural de muitos milionários, que utilizam a bolsa para fazer o dinheiro crescer e gerar renda passiva.

O sucesso na bolsa de valores depende de vários fatores, mas antes de listar estes fatores é importante ressaltar que investir na bolsa de valores envolve riscos e que não há garantia de que você ficará rico. 

Muitas pessoas alcançam sucesso financeiro investindo em ações, mas muitas outras também enfrentam perdas. Portanto, é fundamental fazer sua própria pesquisa, considerar seus objetivos financeiros e avaliar seu apetite pelo risco antes de investir na bolsa.

Além disso, consultar um profissional financeiro ou um consultor de investimentos pode ser uma decisão inteligente para obter orientação personalizada.

Os principais fatores que devem ser levados em consideração para a geração de riqueza na bolsa incluem a estratégia de investimento, tolerância ao risco, tempo de investimento, capital disponível para investir e também recursos adicionais para fazer aportes periódicos, conhecimento sobre mercado financeiro e, é claro, um pouco de sorte não faz mal a ninguém.

Fatores determinantes para ter sucesso financeiro

Como já foi dito, o sucesso financeiro depende de vários fatores. 

Via de regra, para atingir um objetivo financeiro (seja ele comprar uma casa, fazer uma viagem, atingir a liberdade financeira ou ganhar o primeiro milhão) é preciso definir uma estratégia que esteja adequada ao perfil do investidor e sua tolerância ao risco.

Partindo do pressuposto que o objetivo seja atingir o primeiro milhão, então é preciso avaliar alguns pontos para conseguir chegar lá! E aqui são os fatores que são mais relevantes:

  1. Perfil: O perfil dos investidores costumam ser classificados em conservador, moderado e arrojado, e isso vai determinar por exemplo se o investidor vai concentrar mais seu dinheiro em renda fixa, renda variável ou eventualmente em ativos ainda mais arriscados como criptomoedas ou o mercado de opções. O mais seguro a fazer é diversificar os investimentos da maneira correta para diluir os riscos.
  2. Tolerância ao risco: A bolsa de valores é um investimento de risco por natureza e os investimentos podem oscilar muito rapidamente. Existem ativos no mercado que são menos voláteis e menos arriscados, porém tendem a remunerar menos. É tudo uma questão entre risco e retorno e por isso é importante avaliar sua tolerância ao risco e garantir que seus investimentos estejam alinhados com seus objetivos financeiros e emocionais.
  3. Estratégia de investimento: Ter uma estratégia de investimentos é fundamental. No longo prazo as estratégias costumam variar entre investimentos em valor (Value Investing), investimentos em crescimento (Growth Investing) e investimentos em dividendos (Dividend Investing). Cada uma delas tem seu propósito e podem ser mescladas em uma situação de diversificação. No curto prazo os investidores utilizam a análise técnica para atuar no day trade. O day trade é uma estratégia que pode gerar retornos mais rápidos, porém com riscos muito altos. Ter uma estratégia clara e adequada ao perfil do investidor ajuda a minimizar riscos.
  4. Tempo e paciência: Ficar rico na bolsa não acontece da noite para o dia. Geralmente quem quer acelerar o processo está sujeito a se expor em investimentos muito arriscados ou cair no canto da sereia. O tempo joga a favor dos investidores, em especial pelo efeito dos juros compostos nos investimentos, que tem característica exponencial.
  5. Capital disponível: Quanto mais dinheiro você tiver para investir, mais rapidamente você conseguirá atingir seu objetivo.  A ideia é simples! Considerando que o objetivo é fazer o dinheiro trabalhar para a você, quanto maior o volume investido e rendendo juros e dividendos, mais rapidamente esse dinheiro vai se tornando uma bola de neve, especialmente se houver reinvestimento dos juros e dividendos. 
  6. Aportes periódicos: Os aportes periódicos também servem para gerar um efeito bola de neve nos investimentos. Os aportes podem vir de diversas fontes, como de parte do salário reservado para esse fim, da venda de itens que não são mais necessários ou de trabalhos como freelancer para gerar renda extra. Então, tanto o reinvestimento de juros e dividendos quanto os aportes periódicos aceleram naturalmente a geração de riqueza e o alcance dos objetivos financeiros.
  7. Educação financeira: Entender como o mercado de ações funciona, fazer análises de empresas e setores, e acompanhar as notícias econômicas são habilidades importantes. Seja no investimento de longo prazo (análise fundamentalista) ou no investimento de curto prazo (análise técnica), a educação financeira pode ajudar a tomar decisões mais mais precisas e menos arriscadas.
  8. Sorte: A sorte desempenha um papel em qualquer investimento. Os mercados podem ser imprevisíveis, e eventos imprevistos podem afetar seus investimentos, como por exemplos grandes crises ou eventualmente uma pandemia. Isso geralmente afeta os investidores que buscam resultados no curto prazo. No longo prazo os investimentos tendem a ter crescimento. É lógico que existem maneiras de se proteger e a adoção de estratégias podem ajudar a reduzir esses riscos.

Buscando o primeiro milhão

Todos os fatores mencionados anteriormente são importantes para o sucesso nos investimentos. A escolha da estratégia correta, em função do perfil e tolerância ao risco pode encurtar os caminhos.

A construção de uma carteira de investimentos de sucesso parte de dois pontos principais, a adoção de uma estratégia de investimentos de longo prazo adequada e a diversificação de investimentos feita de maneira correta.

As estratégias de longo prazo, Value Investing, Growth Investing e Dividend Investing podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto, por meio de uma combinação de estratégias de investimento. Isso vai depender de vários fatores, incluindo o momento e os objetivos do investidor.

A diversificação pode ser utilizada para esse fim, combinando as diversas estratégias de longo prazo com outras classes de ativos. Quando feita de maneira correta a diversificação permite uma redução de riscos e o aumento do retorno dos investimentos simultaneamente. Pode parecer bom demais para ser verdade, mas esse conceito foi laureado com o Prêmio Nobel de Economia em 1990.

Então aprofunde seus conhecimentos em diversificação de investimentos e estratégias de investimento e busque seu primeiro milhão.



© Copyright 2023 Prime Investing. All Rights Reserved.

Website Building Software