O crescimento de investidores na Bolsa

O número de investidores na bolsa aumentou consideravelmente nos últimos anos. Quais os impactos dessas mudanças e qual o perfil dos novos investidores?

O crescimento de investidores na B3

Nos últimos anos o número de investidores da bolsa cresceu de maneira vertiginosa. 

Entre 2016 e o início de 2020, o índice Bovespa (Ibovespa) experimentou ganhos significativos e contínuos, refletindo a tendência de alta no mercado de ações brasileiro. Isso acabou atraindo novos investidores fazendo com que a bolsa atingisse em 2023 mais de 5,6 milhões de investidores individuais, um aumento de cerca de 10 vezes se comparado com 2016.

Esse aumento no número de investidores após 2016 mostra uma evolução no pensamento dos brasileiros em relação aos investimentos, que passaram a ver a bolsa como uma oportunidade de gerar riqueza, conquistar a liberdade financeira e gerar renda passiva. E isso é muito bom, é uma democratização do acesso das pessoas ao mercado financeiro.

São vários os fatores que explicam esse crescimento, mas três deles merecem destaque: o bull market ocorrido entre 2016 e o início de 2020, o aumento de informação disponível na internet sobre investimentos e o crescimento das redes sociais e seus efeitos sobre os investidores, em especial o FOMO, o "medo de ficar de fora".

A combinação destes diversos fatores todos serviu como polo de atração para novos investidores na B3, a bolsa brasileira, como mostra o gráfico abaixo. 

Com o crescimento das redes sociais as pessoas passaram a se expor mais nas redes sociais. Nesse período, muitos investidores publicavam nas redes sociais seus ganhos na bolsa, o que gerou nas pessoas a sensação de estarem perdendo a oportunidade de também terem ganhos financeiros e viverem uma vida melhor.

Neste período, vários canais no Youtube passaram a compartilhar e divulgar informações sobre o mercado, ensinando técnicas e conceitos que ajudaram os investidores novos a entrar no mercado.

Mobirise

Quem são esses novos investidores?

Como a gente viu no gráfico acima, ao longo dos anos houve um crescimento notável no número total de investidores na bolsa de valores.

Em 2013, o número total era de 589 mil e, em 2023, esse número aumentou para mais de 5,6 milhões (dados de setembro), o que representa um aumento significativo. Isso pode ser atribuído a uma maior conscientização sobre investimentos, educação financeira e oportunidades de investimento disponíveis.

A maioria dos investidores é composta por homens em todos os anos, com uma participação percentual variando entre 74% e 78% ao longo dos anos. No entanto, a participação das mulheres também tem aumentado gradualmente.

Cerca de 56% dos investidores no Brasil estão nos estados de São Paulo (36%), Rio de Janeiro (10%) e Minas Gerais (10%). Juntos estes três estados representam 70% do valor investido na Bolsa. Esses dados revelam uma grande concentração de investidores e valores investidos na região sudeste.

E com relação à faixa etária, 61,50% dos investidores tem entre 26 e 45 anos, sendo que o número de investidores e o valor investido aumentam significativamente com a idade dos investidores. Isso significa que as pessoas tendem a investir mais à medida que envelhecem.

Quais são os impactos desse crescimento?

O aumento de investidores na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, pode ter vários impactos, tanto positivos quanto desafiadores, dependendo do contexto e do comportamento dos investidores. 

Um aumento no número de investidores pode aumentar a liquidez do mercado, tornando mais fácil comprar e vender ações. Isso acaba sendo benéfico para todos os participantes do mercado, que se torna mais diversificado.

As empresas que desejam levantar capital por meio da emissão de ações (IPO - Initial Public Offering) também podem se beneficiar do aumento de investidores, pois há um 'pool' maior de potenciais compradores de ações. Não é por acaso que nos últimos anos várias empresas abriram seu capital e entraram na bolsa. O ritmo só foi reduzido em função da pandemia.

Porém há importantes desafios! 

Nem todos os novos investidores têm um conhecimento sólido do mercado de ações. Isso pode levar a comportamentos irracionais, como especulação excessiva ou reações exageradas a notícias, eventos ou incertezas do mercado. É muito comum nestas circunstâncias que investidores menos experientes tenham perdas significativas nos seus investimentos.

Portanto é fundamental que os investidores tenham acesso a educação financeira e façam pesquisas adequadas antes de investir, adotando estratégias que estejam relacionadas ao seu objetivo, perfil e tolerância ao risco. 



© Copyright 2023 Prime Investing. All Rights Reserved.

No Code Website Builder