FOMO é uma sigla derivada do inglês "Fear of Missing Out", que em português significa o "medo de ficar de fora".
Esse termo é usado para descrever uma sensação de ansiedade ou medo que algumas pessoas sentem quando acreditam que estão perdendo oportunidades, experiências ou eventos interessantes que está acontecendo no momento e no qual elas não estão participando.
Essa sensação é frequentemente intensificada pela exposição constante a informações nas redes sociais, onde as pessoas compartilham suas atividades, realizações e momentos divertidos.
Isso pode levar a uma constante necessidade de verificar as redes sociais, pelo medo de perder convites para eventos e se sentirem excluídas ou arrependidas por não estarem envolvidas, o que gera uma sensação de insatisfação com suas próprias atividades, mesmo que sejam igualmente significativas.
O termo FOMO começou a ganhar destaque no início dos anos 2000, principalmente com o aumento da conectividade digital. No entanto, a ideia de sentir medo ou ansiedade por perder oportunidades ou experiências, não é necessariamente uma novidade.
Essa é uma preocupação bastante antiga, inclusive já foi motivo de reflexão e questionamento por Shakespeare e muitos outros pensadores. As redes sociais e a conectividade online apenas ampliaram essa preocupação, tornando-a mais relevante em muitas vidas.
A constante busca por pertencimento e pelo sentimento de não ser excluído tem tomado cada vez mais nossa atenção.
O FOMO pode se manifestar de diversas formas, como a preocupação em perder eventos sociais, oportunidades de carreira, viagens, entretenimento ou qualquer coisa que pareça significativa ou empolgante.
Esse medo também pode estar relacionado à mudança de comportamento financeiro das pessoas.
Quando as redes sociais e outras mídias exibem histórias de sucesso financeiro e ganhos substanciais no mercado de ações, isso pode criar uma pressão psicológica sobre as pessoas para se juntarem à onda e começarem a investir, com medo de perder oportunidades de enriquecimento rápido.
Isso pode levar as pessoas a tomarem decisões impulsivas ou a se envolverem em atividades arriscadas apenas para não perderem oportunidades de ficarem ricas no mercado financeiro. E não é à toa que o número de investidores no Brasil cresceu vertiginosamente.
Junto a isso vieram os vendedores de sonhos com promessas de ganhos rápidos e de dinheiro fácil, o que é chamado no mercado financeiro do "canto da sereia". E essas decisões podem ter muitos impactos na nossa vida, que vão refletir em nosso estilo de vida, na predisposição ao risco, no endividamento e no orçamento, dentre outras coisas.
O impactos do FOMO podem ocorrer tanto pela ganância dos investidores quanto pela falta de conhecimento sobre investimentos. Os principais impactos do FOMO são:
Querer levar uma vida cheia de realizações e experiências marcantes não é algo ruim. O que a gente precisa é saber como lidar com as armadilhas que nos levam a tomar decisões por impulso e também como investir adequadamente para ter um padrão de vida adequado aos nossos sonhos e objetivos.
O mercado financeiro está cheio de oportunidades, e a bolsa de valores pode ser o lugar certo para você realizar sonhos e conquistar a sua liberdade financeira, afinal de contas esse é o local apropriado para isso.
É importante lembrar que investir na bolsa de valores é uma atividade que envolve riscos. Por isso é preciso que os investidores estejam bem informados e compreendam os riscos antes de tomar decisões financeiras. Conhecimento vale ouro nesse mercado!
Para reduzir esses riscos, é fundamental que os investidores adquiram conhecimentos sobre investimentos e desenvolvam uma estratégia para atingir esses objetivos, segundo seu perfil e tolerância a risco. E sempre que possível considerem a opção de diversificar os investimentos.
Afinal de contas, o medo de investir vem da falta de conhecimento e de uma estratégia de investimento adequada.
Lidar com o FOMO requer prática e paciência, mas ao adotar estratégias e desenvolver uma mentalidade financeira consciente, você estará mais preparado para tomar decisões financeiras que estejam alinhadas com seus objetivos de longo prazo.
Isso também envolve o desenvolvimento de uma consciência pessoal sobre suas próprias prioridades, valores e objetivos, bem como uma compreensão de que o que é compartilhado nas redes sociais nem sempre representa a realidade completa da vida das pessoas.
Então aprenda a investir melhor e realize seus sonhos!
Drag & Drop Website Builder