Como desenvolver um 'mindset'
para gerar riqueza?

Todo mundo já imaginou mil maneiras de se tornar rico. Mas será que sua forma de pensar ou de agir vai te fazer chegar lá?

Como o estilo de vida influencia a geração de riqueza?

Você já deve ter ouvido falar que uma pessoa é rica ou pobre em função da sua forma de pensar, não é? Mas será que isso é realmente verdade? Felizmente sim

Isso significa que qualquer pessoa bem orientada pode ajustar sua maneira de pensar (seu mindset) e suas ações para construir riqueza. A forma de pensar, as crenças, os valores e o estilo de vida costumam ser determinantes para o sucesso ou fracasso das pessoas, especialmente quando a questão é dinheiro.

Dave Ramsey, autor do livro "A transformação total do seu dinheiro", resume em uma frase como o estilo de vida influencia nosso sucesso financeiro: "Muitas pessoas gastam dinheiro que não têm, para comprar coisas que não precisam, para impressionar pessoas que não gostam". E o dinheiro não perdoa erros assim.

Não é incomum ouvirmos casos sobre esportistas e celebridades que perderam toda a sua fortuna! 

São muitos desses casos, que vão de Mike TysonGeorge Best (jogador inglês), passando por artistas como Michael JacksonNicolas Cage e o socialite brasileiro Jorginho Guinle, que até virou tema de um filme "Só se viver uma vez" (o que sintetiza muito bem o estilo de vida dessas pessoas).

Essas pessoas geralmente têm vários pontos em comum. Além de terem um estilo de vida de alto padrão e na maioria das vezes pouco conhecimento sobre como gerenciar seu dinheiro, muitas destas pessoas ganharam muito dinheiro rapidamente, sem ter noção do valor do dinheiro e que esse dinheiro pode ter fim. 

Esse tipo de problema também ocorre com frequência com pessoas que ganharam na loteria e não têm um bom plano sobre o que fazer com o dinheiro. É muito comum nestes casos que estas pessoas gastem mal seu dinheiro adquirindo ativos onerosos (que geram despesas), de alto risco ou com pouca diversificação. E dinheiro que vem fácil, também vai fácil.

Não é à toa que um dos maiores ensinamentos do mercado financeiro é que o dinheiro não leva desaforo. Em outras palavras, o dinheiro não perdoa erros, sejam esses erros os gastos desnecessários, os investimentos ruins ou as decisões motivadas pela nossa racionalidade limitada ou pelos vieses de comportamento

E por isso, quanto maior o nosso conhecimento, menores as chances de cometermos esses erros. Como já dizia o filósofo Francis Bacon, “conhecimento é poder”! 

Não custa lembrar, "o melhor professor da vida é a experiência: ensina bem, mas cobra caro"! Então invista em conhecimento, multiplique seu dinheiro e evite perder dinheiro! Afinal de contas, uma das formas mais doloridas de se aprender é pelo bolso.


O investimento mais importante que você pode fazer é em você mesmo.” (Warren Buffett)

Como mudar seu mindset para ter sucesso financeiro?

Um dos mais importantes conceitos que a gente precisa ter em mente é saber diferenciar o que vai nos gerar riqueza ao longo do tempo e o que vai nos deixar mais pobres.

Robert Kiyosaki descreve em seu livro "Pai Rico, Pai Pobre" uma reflexão sobre Ativo e Passivo, diferente da teoria contábil tradicional. Para Kiyosaki, 'Ativo' é tudo aquilo que gera mais dinheiro para o nosso bolso, enquanto 'Passivo' é tudo que nos faz gastar dinheiro para manter ou possuir.

Por exemplo, na contabilidade tradicional um automóvel é considerado um bem da empresa e por isso classificado como Ativo, porém na leitura de Kiyosaki ele é considerado um Passivo pois gera uma série de despesas (que nos tiram dinheiro) como combustível, manutenção, IPVA, seguro e depreciação. 

Traduzindo esse exemplo em números, se você comprasse um Porsche Boxster usado, no valor de R$ 400 mil, você teria uma perda ou despesas de pelo menos R$ 70 mil ao final de um ano, considerando IPVA, seguro, depreciação e outras despesas, além do que você deixaria de ganhar se investisse o dinheiro.

Isso não quer dizer que você não deva comprar um Porsche! Financeiramente pode não ser o melhor negócio, mas se você tiver condições "e se esse for o seu sonho", ele seguramente vai te trazer memórias incríveis, experiências únicas e muita história para contar.

Isso sem mencionar que a aquisição de um carro deste porte pode ser uma forma de ser visto de maneira diferenciada pelos outros, ampliando por exemplo sua rede de contatos, seu networking, ou aumentando sua autoridade percebida.

Independente da sua escolha, o importante é ter consciência sobre como fazer o melhor uso do dinheiro!

Mobirise Website Builder

Um outro exemplo de ativos onerosos é relacionado à aquisição de imóveis, aeronaves e iates, que têm o conceito similar ao de veículos.

Um exemplo é o caso do jogador de futebol Kylian Mbappé, que joga pela seleção francesa e atualmente pelo Paris Saint-Germain. Ele é um dos atletas mais bem pagos do mundo (maior salário do PSG), porém diferente de outros jogadores famosos, ele optou por não comprar bens que geram custos ou despesas para serem mantidos.

Por mais que ele tenha muito dinheiro, ele mora de aluguel em um imóvel de alto padrão em Paris. Além disso, ele não possui aeronaves como outros jogadores que jogavam no mesmo time (Neymar e Messi), que são bens que geram ônus. Quando ele precisa, ele freta um avião para uso pessoal. 

É uma questão de estratégia financeira. Por isso, essa é uma questão muito pessoal que envolve o estilo de vida e uma relação de custo-benefício que cada um deve pesar.

Veja bem, não quero dizer que você não deva realizar seus sonhos. Independente da sua decisão, apenas tenha consciência sobre o uso do seu dinheiro. Afinal, nem tudo é sobre guardar e acumular dinheiro. A gente também precisa viver! Cada um sabe o valor do seu sonho e a decisão de realizar ou não, cabe a cada um. 

E como já foi dito, importante é ter consciência sobre isso, até porque não somos imortais, precisamos fazer boas escolhas hoje, que maximizem tanto nossa felicidade quanto nosso patrimônio. 

O próprio Steve Jobs, fundador da Apple, fez um comentário sobre isso. Ele disse que ele não queria “ser o homem mais rico do cemitério” e que o importante seria ter realizado algo maravilhoso. E cada um pode decidir sobre isso melhor do que ninguém.

Três passos para gerar riqueza

Ganhar dinheiro geralmente envolve adoção de estratégias adequadas, conhecimento e disciplina. 

Para se dar bem em termos financeiros primeiro é preciso ter uma definição clara dos objetivos (e dos prazos). Isso vai direcionar as estratégias mais adequadas. Se o seu maior objetivo for gerar riqueza e atingir a liberdade financeira, você precisa dar atenção a estes três pontos:  

  1. Poupar - Poupar significa renunciar a um prazer imediato em troca de algo melhor no futuroPoupar não é uma tarefa fácil, pois queremos aproveitar o "agora". Mudar esse paradigma pode ser a diferença entre ser rico ou pobre no futuro. Independente de quanto você ganhe, é importante ter em mente que parte dos seus rendimentos deve ser direcionado para gerar mais dinheiro.
  2. Gastar melhor - É comum dizermos que ganhamos mal. O que muita gente não avalia, é que na verdade geralmente não temos controle dos nossos gastos. A falta de controle de gastos pode comprometer nosso futuro e limitar (ou mesmo impedir) nossa construção de riqueza. Se você conseguir gastar melhor, vai sobrar mais dinheiro para investir.
  3. Investir adequadamente - Investir bem vai muito além de evitar maus negócios e escolher um ativo que gere bons rendimentos. Investir adequadamente envolve conhecer seu perfil e tolerância ao risco, diversificar os investimentos e escolher estratégias adequadas para cada um dos seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Essa pode ser a diferença entre "ganhar dinheiro" e "ganhar muito dinheiro".
Mobirise Website Builder

Se você seguir estes três passos, em pouco tempo você vai começar a ter sucesso financeiro e colher bons resultados. Isso vai gerar em você uma boa relação com o dinheiro. É esse o 'mindset' que vai transformar sua vida!

Pessoas que têm o pensamento focado em geração de riqueza futura e cultivam hábitos para que isso aconteça, mais cedo ou mais tarde vão conseguir atingir seus objetivos.

Da mesma forma, aqueles que têm uma relação negativa com o dinheiro e que gastam sem critérios, vão perder algum dinheiro e eventualmente vão acabar perdendo tudo.

Se a gente parar para pensar, da mesma forma que muita gente perde dinheiro no mercado, o inverso também ocorre. Não é difícil encontrar pessoas que não tinham nada e algum tempo depois conseguiram desfrutar de um vida de luxo.

Você não precisa deixar de fazer as coisas que você gosta. Ninguém melhor do que você sabe dizer o que é mais importante para você, quais os seus sonhos que você quer realizar e o que simplesmente não tem preço.

Independentemente do tamanho dos seus sonhos, mude sua forma de pensar e faça o dinheiro trabalhar para você! Seus sonhos podem se multiplicar dessa forma e você pode realizar muito mais do que planejou.

E só para finalizar, uma citação inspirada em Ella Wheeler Wilcox, porém frequentemente atribuída à Bill Gates diz que “se você nasceu pobre, não é erro seu. Mas se você morrer pobre, a culpa é sua”. Isso reflete a ideia de que as pessoas não são pobres pela forma como vivem, são pobres pela forma como pensam.

Tem gente que nasceu em berço de ouro e perdeu tudo, assim como que nasceu sem nada e hoje vive muito bem! O segredo do sucesso dessas pessoas está na maneira de pensar e forma com que lidam com o dinheiro. 

A boa notícia é que qualquer um pode reconfigurar a maneira de pensar e mudar o seu padrão de vida. É uma questão de  conhecimento, consciência, força de vontade e disciplina.

Então mude sua forma de pensar e realize seus sonhos!



© Copyright 2023 Prime Investing. All Rights Reserved.

Free AI Website Creator