A compra da primeira ação: passo a passo

Quando um investidor entra no mercado financeiro ele precisa aprender muitas coisas. Qual corretora escolher? Como utilizar o homebroker? Como comprar uma ação? 

Aprenda o passo a passo para operar na bolsa e investir melhor!

O que você vai encontrar neste texto?

You don't have to code to create your own site. Select one of available themes in the Mobirise sitebuilder.

Mobirise Website Builder

Como comprar sua primeira ação?

A compra de uma ação para investimento é o primeiro passo da maioria dos investidores em sua trajetória no mercado financeiro. 

Mas não precisa ser uma ação, podem ser vários outros ativos disponíveis no mercado. Geralmente, ativos de renda fixa estão mais atrelados aos bancos, enquanto ativos de renda variável são mais associados às corretoras, mas isso não é regra absoluta.

Ativos de renda fixa são investimentos em que o retorno é previsível e, em geral, fixo ou estável ao longo do tempo. Eles incluem títulos do governo, títulos corporativos, Certificados de Depósito Bancário (CDBs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), entre outros.

Os ativos de renda variável, por outro lado, não oferecem retornos fixos ou previsíveis. O valor desses ativos flutua com base na oferta e na demanda do mercado, e os investidores estão sujeitos a riscos e volatilidade. Eles incluem ações, fundos de ações, Fundos Imobiliários (FIIs), Exchange-Traded Funds (ETFs), opções e futuros, commodities, moedas estrangeiras (Forex) e criptomoedas. 

Mobirise Website Builder

Embora essa seja uma distinção geral, é importante observar que, ao longo dos anos, muitos bancos também expandiram suas ofertas para incluir produtos de renda variável, como fundos de investimento em ações.

Da mesma forma, algumas corretoras também passaram a oferecer acesso a investimentos de renda fixa

Esse mercado é tão importante e rentável que vários bancos passaram a oferecer serviços de corretagem, abrangendo um leque maior de produtos para oferecer para os seus clientes.

Mas vamos começar pelo mais básico, a compra da primeira ação.

A compra da primeira ação para investimento pode ser uma experiência significativa e emocionante para um investidor, pois representa um compromisso em direção a uma maior independência financeira e ao crescimento do patrimônio.

A compra da primeira ação geralmente envolve uma pesquisa cuidadosa e aprendizado sobre a empresa, o mercado de ações e o processo de negociação. Isso ajuda o investidor a adquirir conhecimentos valiosos.

O passo a passo para comprar a primeira ação

Antes de começar a investir em ações, é fundamental que você tenha uma compreensão básica do mercado de ações, do funcionamento da bolsa de valores e de conceitos básicos sobre investimentos. Esses conhecimentos vão ajudar a estabelecer uma estratégia de investimentos que esteja de acordo com seu objetivo e perfil como investidor.

Então não deixe de ler livros, acompanhar notícias financeiras e páginas especializadas para aumentar seu conhecimento. A partir desse momento, é só seguir os passos abaixo, começando pela escolha de uma corretora (ou de um banco que ofereça serviços de corretagem).

  1. Escolha uma corretora: Você precisará de uma conta em uma corretora de valores para comprar ações. Pesquise diferentes corretoras, avalie taxas, serviços oferecidos e reputação antes de tomar sua decisão. É importante saber que corretoras distintas podem oferecer serviços mais adequados à sua necessidade como por exemplo o investimento no exterior ou o investimento em Fundos Imobiliários.
  2. Abra sua conta: Após escolher uma corretora, siga o processo de abertura de conta. Isso geralmente envolve preencher formulários online, fornecer documentos pessoais e financeiros e aguardar a aprovação da conta.
  3. Deposite fundos: Depois de abrir a conta, você precisará depositar dinheiro nela. O valor mínimo varia de uma corretora para outra. Transferência bancária ou boleto são métodos comuns de depósito.
  4. Acesse o Home Broker: O Home Broker é uma plataforma online que permite aos investidores comprar e vender ações e outros ativos financeiros diretamente pela internet. Ele é oferecido por corretoras de valores e facilita a interação dos investidores com a bolsa, tornando as negociações mais acessíveis e convenientes. 
  5. Escolha as ações: Pesquise as ações em que deseja investir. Analise os fundamentos da empresa, seu histórico de desempenho, o setor em que opera e outros fatores relevantes. Pode ser útil consultar um profissional de investimentos ou usar análises financeiras disponíveis. É importante que a escolha de ações siga uma estratégia previamente definida em função do perfil e dos objetivos do investidor.
  6. Faça um pedido de compra: Acesse a plataforma da corretora e coloque um pedido de compra das ações desejadas. Você precisará especificar a quantidade de ações que deseja comprar e o preço limite. Você pode optar por uma ordem de mercado (compra imediata pelo preço atual de mercado) ou uma ordem limitada (compra apenas se o preço atingir um determinado valor).
  7. Acompanhe seus investimentos: Após a compra das ações, monitore regularmente seu portfólio e acompanhe o desempenho das empresas em que investiu. A decisão de venda das ações vai depender muito das estratégias pré-definidas e também da perda de fundamentos da ação. 
  8. Considere a diversificação: Um conhecimento amplamente aceito no mercado financeiro é que não devemos concentrar todos os nossos recursos em um único ativo, uma única ação. Diversificar seu portfólio com ações de diferentes empresas e setores pode ajudar a reduzir o risco e se feito de maneira correta ainda pode gerar retornos superiores.
  9. Esteja preparado para a volatilidade: O mercado de ações pode ser volátil, e os preços das ações podem subir e descer. Esteja preparado para manter seus investimentos a longo prazo e evite tomar decisões precipitadas com base em flutuações de curto prazo. 
  10. Efeito "bola de neve": Considere investir seu dinheiro tendo o tempo ao seu favor. Pelo efeito dos juros compostos os investimentos tendem a se valorizar exponencialmente em função do tempo. Então quanto maior o tempo que seu dinheiro estiver investido corretamente, maiores serão os seus ganhos.

Dicas importantes

Lembre-se de que investir em ações envolve riscos, e é importante que você faça sua própria pesquisa e tome decisões informadas. Se você não se sentir confortável fazendo isso sozinho, considere consultar um consultor financeiro ou um profissional de investimentos.

O investimento em ações é o primeiro passo na trajetória de sucesso de um investidor, mas é preciso estar sempre atualizado e atento ao mercado. Dependendo do momento macroeconômico do país o investimento em renda variável pode ser mais interessante por oferecer altos retornos, com riscos relativamente menores. Isso sem falar de outras classes de ativos, como fundos imobiliários, que podem ser mais adequados às estratégias do investidor.

E para finalizar, é importante lembrar que nem tudo é sobre dinheiro. Dinheiro é apenas um instrumento que nos permite ter uma vida melhor e que nos dá acesso as nossas maiores riquezas, tempo e liberdade. Então invista de maneira consciente e garanta um futuro melhor!



© Copyright 2023 Prime Investing. All Rights Reserved.

AI Website Builder